10 regras de ouro para rega

Para evitar que suas plantas murchem no verão, elas precisam de muita água. Mas quanto ou com que frequência eles devem ser regados? E é melhor regar de cima ou de baixo? Continue a leitura e você encontrará alguns fatos inteligentes e úteis para regar suas plantas.

Regra n.º 1: Mantenha uniformemente húmido

A maioria das plantas depende de umidade. No entanto, um leve ressecamento antes da rega promove o crescimento das raízes das plantas

Regra n.º 2: Regue com menos frequência, mas completamente

No canteiro, uma ou duas sessões de rega por semana geralmente são suficientes: melhor regar menos porém com muita água em vez de um pouco de água com frequência.

Regra n.º 3: Regar pela noite ou no início da manhã

Quando você rega o solo resfriado à noite ou ao amanhecer, menos água evapora do que em solo quente durante o dia. E as plantas podem se abastecer de água antes do calor do dia seguinte.

Regra nº 4: Mantenha as folhas secas para evitar doenças

Folhas molhadas tornam-se folhas doentes. Mantidas húmidas durante a noite, podem ocorrer doenças por mofo foliar. As folhas que são molhadas ao sol desenvolvem leves marcas de queimadura (efeito de queima de vidro das gotículas de água).

Regra n.º 5: Garantir que a água atinja as raízes 

A rega adequada significa que a água deve atingir suficientemente as raízes. Quantidades de água muito baixas geralmente cobrem apenas os centímetros superiores do solo – ou nem sequer os atingem, por exemplo, quando há uma cobertura morta do solo e pouca irrigação.

A rega adequada também significa que as plantas cultivadas são particularmente dependentes do solo uniformemente úmido no tempo até que suas culturas estejam maduras para a colheita (exemplos: a formação de raízes e cormos [cenoura, batata], folhas [manjericão, salada de campo], cabeças [couve-flor, alface], cascas [feijão] ou frutas [tomates, frutas]).

Regra n.º 6: Dê maiores quantidades de água em partes

A água precisa de um momento para se infiltrar no solo. Antes que a água nos canteiros flua sem uso, é melhor regar repetidamente em partes.

Regra n.º 7: Água com um alvo, mas distribuída

Regar sempre em apenas um ponto da raíz leva ao crescimento unilateral e, portanto, a uma menor absorção de nutrientes no solo. Por isso, regue sempre ao redor da planta e distribua em toda a área de irrigação.

Regra n.º 8: Irrigar de forma a poupar água

Regue o máximo que for necessário e o mínimo possível. Isso é simplificado com um sistema de irrigação automático com sensor de humidade – tanto no canteiro, na varanda e no relvado.

Regra n.º 9: Evite o alagamento

O encharcamento suprime o ar respirável das raízes para fora do solo – as células radiculares se afogam sem oxigênio.

Regra n.º 10: Utilizar solos de qualidade e ricos em argila

O solo vegetal rico em argilominerais tem melhores propriedades de expansão e, portanto, pode reter o solo na água melhor e de forma mais uniforme. Em verões húmidos e no inverno, garanta a drenagem da água para evitar alagamentos.