O corte certo para uma boa colheita

Mesmo no caso de árvores jovens entre 6 e 8 anos, a poda de inverno incentiva o crescimento e é crucial para o formato subsequente da árvore. Os meses certos para a poda de inverno são janeiro e fevereiro. É quando as árvores frutíferas estão em sua fase de dormência. A estrutura da copa também é mais fácil de identificar, já que a árvore não tem folhas.

 

Você pode se perguntar por que a poda de inverno é tão importante hoje em dia, quando as árvores costumavam dar frutos em tempos passados sem nunca serem podadas.

Antes de se aventurar e começar, é aconselhável dar uma olhada mais de perto em sua árvore para que você não cometa erros críticos na hora de podar. A melhor época para a poda é em um dia seco de inverno, quando a temperatura não está abaixo de - 5 °C. Como é possível cometer muitos erros na hora da poda, listamos os pontos mais importantes em resumo:

  • Primeiro remova os galhos mais grossos que crescem para dentro, para baixo ou para cima, e livre-se da folhagem morta.

  • Quaisquer ramos que cresçam em linha reta devem ser removidos na bifurcação para incentivá-los a crescer e promover a floração. Isso também fortalecerá os ramos horizontais e os que crescem para fora, porque dão os melhores ramos de frutas 

  • Os brotos de frutas que já têm botões florais no inverno devem ser cortados em aproximadamente um terço. Isso evitará que os galhos se tornem muito longos e impedirá que eles se quebrem sob o peso do fruto.

  • Para fins de ajuste fino, quaisquer ramos finos que cresçam retos para cima ou retos para baixo devem ser podados.

  • Use uma ferramenta afiada para trabalhos de poda. Os podadores de ramos e corta-sebes da Loja Sol & Jardim, por exemplo, permitem-lhe fazer cortes precisos até à copa da árvore.

 

A poda de inverno não é recomendada apenas para promover uma boa colheita - também protege as árvores frutíferas de doenças como a sarna da macieira (sarna da maçã). Tais doenças podem se espalhar sem controlo em galhos que não foram podados. Problemas com ataques de fungos e galhos podres também podem ocorrer, no entanto, se as árvores não forem podadas corretamente. Diferentes métodos de controle de pragas também são altamente recomendados no inverno. Você pode, por exemplo, usar uma escova de aço para remover pedaços soltos de casca dos troncos, que é onde a maioria das pragas busca refúgio.

Como a poda de árvores no inverno representa um verdadeiro desafio para muitos proprietários de jardins, muitas vezes é negligenciada. No entanto, mesmo os jardineiros menos experientes deveriam aplicar as técnicas para conseguir melhores resultados na colheita